FÓRUM VIOLÊNCIA E SOCIEDADE: EM DEFESA DA PAZ

PROJETOS

O Instituto São Paulo Contra a Violência, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, organizou o Seminário “O Município e a Segurança Pública”, dia 30 de agosto de 2001, no Centro das Artes em Jundiaí.

O seminário, que reuniu prefeitos dos municípios do interior do estado, discutiu sobre o papel dos municípios na área da segurança pública e teve como objetivos avaliar ações para melhorar a segurança dos cidadãos nos municípios do Estado de São Paulo e definir uma agenda mínima para atuação desse nível de governo. Ao final do encontro, representantes do governo federal, do governo estadual, de organizações não governamentais, profissionais e especialistas da área da segurança dos cidadãos aprovaram a Carta de Jundiaí, com propostas de ações para melhorar a segurança dos cidadãos no estado de São Paulo.

O primeiro painel do seminário, dedicado ao tema “As Guardas Municipais e a Segurança dos Cidadãos”, discutiu o papel das guardas municipais. Já o segundo, sobre “A Administração Municipal e a Segurança do Cidadão”, discutiu os seguintes temas: informação criminal e políticas municipais de prevenção do crime; secretarias, coordenadorias e conselhos municipais de segurança pública; integração de ações federais, estaduais, municipais e comunitárias para melhorar a segurança do cidadão.

ANEXO – MUNICIPIOS E SEGURANÇA – CARTA DE JUNDIAI