DISQUE DENÚNCIA

PROJETOS

É um serviço de atendimento telefônico destinado a mobilizar a sociedade para que identifique e informe atos de criminalidade e de violência, promovendo a colaboração entre a população e as polícias em todo o Estado de São Paulo. Criado em 25 de outubro de 2000, através da Resolução SSP-471 do Governo Estadual, o serviço funciona através de um convênio celebrado entre o Instituto São Paulo Contra a Violência, gestor do projeto, e a Secretaria de Segurança Pública.

Principais características do serviço
• Ligações telefônicas gratuitas através do número 181.
• Garantia de anonimato e sigilo absoluto das informações recebidas.
• Funcionamento 24h por dia e 07 dias por semana.
• Abrangência em todo o Estado de São Paulo.
• Central de atendimento operada por profissionais civis contratados pelo ISPCV.
• Disponibilização de uma senha para acompanhamento das providências adotadas.

Objetivos
• Desenvolver uma cultura de participação cidadã no âmbito da segurança pública.
• Aumentar a eficiência da polícia preventiva e ostensiva e melhorar a investigação criminal.
• Reduzir e prevenir a prática de crimes e da violência.
• Diminuir a impunidade e a sensação de insegurança.

Estrutura e funcionamento
O Disque Denúncia 181 conta com o trabalho de profissionais civis, contratados pelo Instituto São Paulo Contra a Violência, e policiais civis e militares alocados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Os atendentes são especialmente treinados para receber informações sobre problemas que afetam a segurança pública e/ou os direitos humanos e que devem ser objeto de investigação, como tráfico de entorpecentes, jogos de azar, violência doméstica e sexual. Eles atendem as chamadas telefônicas, registram as informações fornecidas em um software especialmente desenvolvido para o serviço e as encaminham para a Central de Análise Criminal – composta por equipes da Polícia Civil e Polícia Militar também propriamente capacitadas para a função.

Após analisados, os dados são enviados eletronicamente pelos policiais às unidades e/ou órgãos competentes, segundo o assunto e o endereço informados. No prazo de 20 a 90 dias, o cidadão pode conhecer o andamento e os resultados da ação policial, bastando informar ao atendente a senha fornecida no momento da ligação.

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