REDE DE OBSERVATÓRIOS DE DH
PROJETOS
A Rede de Observatórios de Direitos Humanos foi um projeto desenvolvido pelo Instituto São Paulo Contra a Violência em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, o Instituto Sou da Paz e outras organizações não governamentais em seis capitais – São Paulo , Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém – e uma cidade do interior de Pernambuco (Pesqueira).
Iniciado em janeiro de 2002, com apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e da Secretaria de Estado da Assistência Social, o projeto teve por objetivos: a) capacitar 27 grupos de jovens em seis capitais e uma cidade em da área rural para analisar as causas da violência em suas comunidades e apontar soluções para o problema; b) produzir o Relatório da Cidadania III e a terceira edição do Jornal Lupa; c) fortalecer grupos e organizações comunitárias; d) formar uma rede nacional de observatórios de direitos humanos.
Em dezembro de 2002, foi realizado em Brasília um Encontro Nacional de Observadores de Direitos Humanos que reuniu todos os jovens observadores participantes da Rede Nacional de Observatórios de Direitos Humanos. No dia 12 de dezembro, os jovens participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2002, no Palácio do Planalto, ocasião em que entregaram ao Presidente Fernando Henrique Cardoso um exemplar do Relatório da Cidadania III.
O projeto foi concluído em março de 2003, com a divulgação do Relatório da Cidadania III, do terceiro número do Jornal Lupa e do web-site da Rede de Observatórios de Direitos Humanos (www.nev.prp.usp.br/observatorio).