PROGRAMA BAIRRO LEGAL

PROJETOS

Entre os anos de 2002 e 2003, o Instituto São Paulo Contra a Violência colaborou no Programa Bairro Legal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, da Prefeitura de São Paulo, com apoio do Programa Cities Alliance – Cities Without Slums, do Banco Mundial. O Programa Bairro Legal tem por objetivo desenvolver planos de ação habitacional e urbanística visando à melhoria das condições de vida da população e a redução da violência em bairros com altos índices de exclusão econômica, social e cultural e de violência.

O programa foi realizado inicialmente em três distritos da Cidade de São Paulo que registravam alto índice de exclusão econômica, social e cultural e de violência fatal – Jardim Ângela, Vila Brasilândia e Cidade Tiradentes. Foram desenvolvidos planos de ação habitacional e urbanística para cada um destes locais, além de uma metodologia de planejamento habitacional e urbano que pode ser aplicada em outros distritos da cidade e em outras cidades, melhorando da qualidade de vida da população e reduzindo a violência.

Esta metodologia foi desenvolvida pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Lab-Hab/FAU-USP) em parceria com o Grupo Técnico de Apoio (GTA) e a Usina-Centro de Trabalhos para o Ambiente Integrado. No tratamento dado às questões da violência, estes grupos receberam a colaboração do Laboratório de Economia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Instituto São Paulo Contra a Violência.

RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO
PLANO DE AÇÃO – JARDIM ANGELA
METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO HABITACIONAL