DIAGNÓSTICO DO PARQUE ANHANGUERA

PROJETOS

Entre os anos de 2008 e 2009, o Instituto São Paulo Contra a Violência realizou um diagnóstico de violência no Parque Anhanguera – situado no extremo noroeste da capital de São Paulo – e em seu entorno (subprefeituras de Anhanguera e Perus).

Através da análise da dinâmica das ocorrências criminais entre os anos de 2000 e 2007, assim como do delineamento de possíveis cenários para o ano de 2010 e de um processo de entrevistas com diversos atores da região, o diagnóstico procurou identificar as características locais, os fatores de risco e as causas que contribuíam para a ocorrência de atos violentos contra o patrimônio, as pessoas e o meio ambiente.

Entre os principais pontos analisados, destacou-se a percepção de que o parque era considerado pela população como um ambiente pacífico, apesar do alto consumo de álcool e de sua localização em uma região de violação de direitos e de uso de drogas. Foi também constatada a falta de equipamentos públicos – principalmente de cultura, formação e educação – o que chamou atenção para a decorrente emergência de crianças e jovens como grupo de maior vulnerabilidade na região.

O diagnóstico, para além de proporcionar um melhor entendimento sobre a violência e a criminalidade no local e em seu entorno, permitiu iniciar um processo de reestruturação e reapropriação do parque pelos seus frequentadores e pela sociedade local. Ele ainda permitiu evidenciar a urgente necessidade de criação de espaços de diálogo entre a população, gestores públicos e serviços de segurança pública, a fim de atender as demandas específicas de seus moradores e construir laços de confiança entre todos.

DIAGNÓSTICO FINAL
PROJETO