O POLICIAMENTO QUE A SOCIEDADE DESEJA
PROJETOS
Em 2003, o Instituto São Paulo Contra a Violência e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo desenvolveram o projeto O Policiamento que a Sociedade Deseja, com o objetivo de estimular o debate sobre modelos de policiamento junto à população e aos policiais civis e militares trabalhando na Cidade de São Paulo. O projeto contou com o apoio do governo federal, através da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
A iniciativa incluiu a realização de 15 grupos focais com representantes de associações comunitárias e/ou de bairro e conselhos comunitários de segurança das cinco regiões da capital (centro, sul, norte, leste e oeste), 03 grupos focais com representantes da polícia civil das cinco regiões da cidade (delegados, investigadores e escrivães) e 2 grupos com representantes da polícia militar das cinco regiões da cidade (oficiais e praças).
Ao final dos trabalhos, foi elaborado um relatório para apresentação a autoridades municipais, estaduais e federais responsáveis por assuntos de segurança pública.