CENTRO DE REFERÊNCIA E APOIO À VÍTIMA
PROJETOS
Em maio de 2004, o Instituto São Paulo Contra a Violência e a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania firmaram um convênio com o objetivo de consolidar e expandir o serviço de atendimento a vítimas de crimes violentos realizado pelo Centro de Referência e Atendimento a Vítimas (CRAVI) no Estado de São Paulo. Os objetivos específicos do convênio consistiram em fornecer suporte técnico para o atendimento das vítimas de crimes violentos, desenvolver sua base de informações, consolidar a metodologia de atendimento e expandir o atendimento a vítimas de crimes violentos no Estado de São Paulo.
A partir dessa parceria, o Instituto organizou a base de informações do CRAVI, arquivando casos encerrados de atendimento às vítimas e dando continuidade ao processo de atendimento de casos que ainda se encontravam em andamento. Foram também revistas as metodologias de atendimento – principalmente quanto ao acolhimento e à formação de grupos – proporcionando uma maior frequência e participação dos usuários. Além desse trabalho, foram sistematizadas as informações sobre os atendimentos e sobre o perfil da vítima direta, visando auxiliar programas de apoio mais específicos.
Em um trabalho conjunto entre todos os atores envolvidos, a gestão do CRAVI foi aprimorada e fortalecida, tornando mais claros os principais avanços do trabalho, as atribuições e papéis da equipe e os problemas a serem solucionados. O sucesso do projeto colocou em destaque a necessidade de difusão de metodologias de acolhimento para outras instituições e órgãos que recebam pessoas em situação de violência e que precisem de um espaço para escuta e acolhida.